SOS Pesquisa e Rorschach - Guenia Bunchaft

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Psicometria

    A Psicometria estuda os conceitos tericos e os elementos prticos envolvidos na elaborao e adaptao de instrumentos de medida empregados nas cincias humanas.

    Por que medir?

    A medio uma das exigncias para que se considere um ramo de estudo como cincia, permitindo que sejam estabelecidas previses confiveis.

    Quais as vantagens da medio nas cincias humanas?

    1) Objetividade- um resultado cientfico pode ser reproduzido por outros pesquisadores;
    2) Comunicao- leva divulgao do conhecimento acerca de determinado assunto e acumulao de resultados.

    Quais as etapas bsicas para elaborar ou adaptar um instrumento de pesquisa?

    1) Aplicao pr- experimental aplicar o teste em 10 juzes especializados no assunto;
    2) Primeira aplicao experimental aplicar o teste em uma amostra ampla, visando realizar a anlise de itens do instrumento de pesquisa;
    3) Segunda aplicao experimental - aplicar o teste em uma amostra ampla, visando determinar a fidedignidade e validade do instrumento de pesquisa.

    E qual a importncia da Psicometria no processo de elaborao de uma pesquisa?

    A Psicometria auxilia o desenvolvimento de pesquisas, dando diretrizes sobre como elaborar e adaptar os instrumentos de coleta de dados do pesquisador, destacando-se: escalas de avaliao, escalas de atitudes, questionrios, roteiros de entrevistas e testes psicolgicos e de conhecimento.

    De que instrumentos de coleta de dados dispomos?

    1) Escala de avaliao: instrumento de medida psicolgica em que os aspectos qualitativos de indivduos/objetos so ordenados de modo a haver uma correspondncia numrica. Ex: Escalas de avaliao de desempenho;

    2) Escala de atitudes: instrumento de medida que avalia o grau de favorabilidade/desfavorabilidade em relao ao objeto atitudinal. a base de uma srie de situaes sociais importantes, como o preconceito, a violncia etc. Ex: Escala de atitudes em relao ao aborto;

    3) Questionrio: consiste em perguntas objetivas, que investigam a informao em que o pesquisador est interessado de forma rpida, podendo assim atingir uma amostra ampla. Ex: Questionrio com perguntas averiguando possveis diferenas entre idosos institucionalizados e no institucionalizados quanto sexualidade, lazer, solido, controle do prprio dinheiro etc;

    4) Entrevista: tambm consiste de perguntas mas, como a figura do entrevistador est sempre presente, possvel formul-las de forma mais flexvel, verificando no s o que diz o entrevistado como de que forma o diz, restringindo o tamanho da amostra;

    5) Teste psicolgico: sua funo medir diferenas entre indivduos ou entre as reaes do mesmo indivduo em diferentes ocasies em relao a determinados atributos como inteligncia, aptido, aspectos da personalidade que o teste pretende avaliar. Ex: O teste de inteligncia G-36;

    6) Teste de conhecimento: Verifica o grau de conhecimento do indivduo em relao a determinada rea do conhecimento. Ex: um teste que avalie o conhecimento de matemtica.